Print Shortlink

Atraso da Intel na fabricação de software dificulta disputa com Apple

SÃO FRANCISCO – O atraso na entrega pela Intel Corporation de um software que conserva a vida da bateria do computador está travando o desenvolvimento de alguns tablets que executam a versão mais recente do sistema operacional Windows, da Microsoft Corp, revelou uma pessoa com conhecimento do assunto.

A Microsoft ainda não aprovou os tablets com o processador da Intel de codinome Clover Trail porque a fabricante de chips não produziu o software de gerenciamento de energia necessário, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada já que o processo é privado.

O atraso, subsequente às declarações do diretor-executivo da Intel, Paul Otellini, que disse aos funcionários em Taiwan que o Windows 8 precisa de melhorias, ressalta como a aliança Wintel que dominou a indústria de computadores pessoais por três décadas está lutando para responder à ameaça do iPad da Apple Inc. A meta é capturar de volta para os PCs os consumidores que estão migrando para dispositivos móveis.

— O mercado de PC está um caos agora — disse Alex Gauna, analista da JMP Securities LLC, em São Francisco. — Eles não sabem o que fazer. Eles não sabem o que projetar, eles não sabem o que os consumidores estão querendo comprar. Os tablets têm roubado a trajetória de crescimento, além da Wintel ter feito bagunça em seu ecossistema.

Os fabricantes de computadores, incluindo a Hewlett-Packard Co., a Dell e a Lenovo Group Ltd., estão contando com a nova versão do Windows para ajudá-los a competir no mercado de tablets valorizado em US$ 63,2 bilhões sob domínio da Apple.

Qualquer atraso no desenvolvimento de software dá aos fabricantes menos tempo para ter seus tablets prontos para a temporada de compras de fim de ano, minando as tentativas de alcançar a participação da Apple de 70% dos tablets.

Os tablets com Clover Trail são os projetados pela Intel para competir mais perto com o iPad. E a empresa não pode deixar ocorrer tal atraso em sua fabricação já que o próximo iPad deve ser lançado em março ou abril, disse Wes Miller, analista da Directions on Microsoft, baseada em Kirkland, Washington.

Fonte: http://oglobo.globo.com/tecnologia/atraso-da-intel-na-fabricacao-de-software-dificulta-disputa-com-apple-6247543

Leave a Reply